segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Lavoura arcaica

Começo meu post falando desse romance de Raduan Nassar. É uma obra intrigante que exige do leitor a capacidade da dedução, pois o autor expressa os fatos de uma maneira implícita deixando para o leitor o julgamento dos fatos. O romance é protagonizado por André, que começa narrando a história sobre a sua fuga de casa e os motivos que o levaram a essa atitude que é a paixão avassaladora por sua irmã Ana. Apesar da família tradicional Andre demonstra que não acredita nessa união que acaba por ser desmascarada no desenvolver da trama. A saída de André de casa revela uma quebra na rotina da família que dá a missão ao irmão mais velho de ir buscá-lo, contudo o retorno do "filho pródigo" não é capaz de fechar as feridas que já se instalara no seio familiar conduzindo a história para um tágico final... é um belo romance, o primeiro que li de Raduan Nassare gostei do seu jeito lírico-filosófico de escrever. A linguagem do romance é cheia de lírica e os questionamentos de André é uma aula sobre Nietzsche e schopenhauer, vale a pena conferir. Tem também a versão cinematográfica do filme que tem como interprete do protagonista Selton mello que foi escolhido pelo próprio autor para viver o personagem, versão muito bem feita e recomendo assistir depois de ler a obra.






Agora vou indicar um filme, um belo filme do nosso cinema nacional, que é tapete vermelho que conta a história de uma família caipira. o pai ( Matcheus Nachtergaele) decide dar de presente para seu filho uma viagem para a cidade para conhecer o cinema e assistir o filme do Mazzaropi, só que nessa inocente viagem surgem vários obstáculos que dão vida ao filme... contando com um belo final cheio de surpresas e emoções... revelando o porque do titulo do filme.





Ficha TécnicaTítulo Original: Tapete Vermelho Gênero: ComédiaTempo de Duração: 100 minutos Ano de Lançamento (Brasil): 2006Distribuição: Pandora Filmes Direção: Luiz Alberto PereiraRoteiro: Luiz Alberto Pereira e Rosa Nepomuceno Produção: Ivan Teixeira e Vicente Miceli Co-produção: LAPFILME Produções Cinematográficas Ltda. Música: Renato Teixeira Fotografia: Uli BurtinDireção de Arte: Chico de Andrade Figurino: Carol Li e David Parizotti Edição: Júnior Carone

Elenco
Matheus Nachtergaele (Quinzinho)Vinícius Miranda (Neco) Gorete Milagres (Zulmira) Rosi Campos (Maria) Aílton Graça (Mané Charreteiro) Jackson Antunes (Gabriel)Paulo Betti (Aparício) Débora Duboc (Sebastiana) Paulo Goulart (Caminhoneiro) Cássia Kiss (Tia Malvina) Cacá Rosset (Dono de cinema) Yassir Chediak (Seu Renato)Fernanda Ventura (Benedita)Manoel Messias (Adão)André Ceccato (Gumercindo)Martha Meola (D. Rosa)Cacá Amaral (Seu Marcolino)Cid Maomé (Zé Pirambêra)Delmon Canuto (Alberico)Duda Mamberti (Turco do armarinho)José Antônio Nogueira (Ico) Zé Mulato (Violeiro no Bar do Ico) Cassiano (Violeiro no Bar do Ico)

Ah, gostaria de registrar aqui também uma homenagem aos atores que na semana passada infelismente morreram... Heath Ledger e Luis carlos Tourinho... Admira a tragetória de Ambos, conhecia as atuações de Ledger, com certeza o cara tinha talento e não era apenas um rostinho bonito na tela, e agora é esperar a divulgação do novo Batman para conferir sua atuação que pelos seus comentarios foi tão boa quanto a de Jack Nickolson.


Tourinho apesar de atuar muito bem nas novelas e sriados globais ele tinha uma vasta atuação no teatro que com certeza marcou bastante sua curta vida... Sei que a morte é inevitavel mais com a industrias de novos atores ( saidos de reality shows) fico a questionar o futuro dos nossos atores... no entanto é so aguardar.

Nenhum comentário: